domingo, 26 de outubro de 2008

Citação da semana

“Os fariseus, ouvindo que ele fechara a boca dos saduceus, reuniram-se em grupo e um deles – a fim de o por à prova – perguntou-lhe: ‘Mestre, qual é o maior mandamento de lei?’ Ele respondeu: ‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (Mt 22, 34-40)

Uma vez mais, como na passada semana, mais um teste por parte dos fariseus, na expectativa de apanhar Jesus em falso. Mais um episódio daquele jogo dialéctico que frisei na passada semana. Jesus resume a Lei e os profetas em dois mandamentos chave: amar a Deus e ao próximo.
Esta é uma passagem com muitos paralelos, não só nos outros Evangelhos, como também por toda a Bíblia. O mandamento do amor a Deus é o cerne da lei judaica propriamente dita. Aqui é recapitulada e actualizada por Cristo, juntando-lhe o amor ao próximo em pé de igualdade. Há muitos aspectos a explorar nesta passagem… Fica a sugestão de uma leitura atenta. Dúvidas, para o mail.

Sem comentários: