domingo, 19 de julho de 2009

Citação da semana

Naquele tempo, os Apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Então Jesus disse-lhes: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco». De facto, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer. Partiram, então, de barco para um lugar isolado, sem mais ninguém. Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam; e, de todas as cidades, acorreram a pé para aquele lugar e chegaram lá primeiro que eles. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se de toda aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.” (Mc 6, 30-34)


Este trecho insere-se numa parte do evangelho que o autor situa na Galileia. É um compêndio de acções e ensinamentos de Jesus, num estilo muito descritivo, com frases curtas, como se fossem resumos. Esta passagem tem paralelo nos outros evangelhos.
Aqui o contexto é uma multiplicação dos pães. Mas gostaria de reflectir hoje sobre o que imediatamente antecede esse episódio. Jesus tenta isolar-se com os discípulos. Vêm cansados, mas o seu trabalho de propagação da fé está já a dar frutos: as multidões seguiram-nos, e os planos de ficarem a sós ficam arruinados, uma vez que, ao chegarem, está à espera uma grande multidão. Jesus compadece-se. Marcos mostra aqui o Pastor. Jesus olha para a multidão, que seria certamente muito heterogénea, e o que vê é gente desencatada: estavam como ovelhas sem pastor. Andavam desgarrados, sem saber o que fazer nem para onde ir. Um pouco como as multidões de hoje. E Jesus não é indiferente a este grito silencioso da multidão: começa a ensiná-los.A figura do pastor é muito querida da Bíblia (vd. por exemplo Num 27, 17). Uma imagem muito utilizada para falar de Deus e depois de Cristo, numa sociedade onde o pastoreio era comum, porém, não muito bem visto. Os pastores eram tidos por gente pouco séria. Mas é precisamente essa a imagem que melhor marca e descreve a figura de Jesus: o Bom Pastor, isto é, aquele que se preocupa com as suas ovelhas, que não as deixa tresmalhar, que as alimenta, que não perde nenhuma, que procura o seu bem-estar, que as salva dos perigos.

Sem comentários: