quarta-feira, 9 de julho de 2008

A Bíblia. O conjunto de livros mais lido, mais falado, mais discutido. A primeira obra impressa. Palavra de Deus, História do Homem…de um povo. Mudou o mundo.
E, no entanto, sabemos tão pouco… De quem a fez, porque a fez, do que quer dizer, que verdade contém… Não entendemos a linguagem, os contextos, as histórias por detrás dela, os segredos que esconde…
Ao mesmo tempo que fascina, afasta. É muito grande, cheia de frases sem sentido, de coisas que ninguém percebe…Fantasias? Ou revelação de Deus?
Desvendar significa tirar a venda. É o que se pretende fazer aqui… Tirar a venda, não da Bíblia, mas de quem a lê. Esclarecer, ajudar a compreender, contextualizar. Dar sentido.
Foi assim que nasceu este blog. Sou teólogo, de formação académica. Decidi partilhar o que sei sobre a Bíblia, mediante pequenos “cursos”, que mais não serão que pistas, ajudas, bengalas para a leitura e compreensão do texto e do contexto. Aqui poderão surgir as dúvidas e as inquietações. Está ainda no início… Não sei ainda bem como fazer. A seu tempo, surgirá um mail para receber comentários, dúvidas, questões… Enfim, o que for. Para já, considera-se ainda “blog em construção”.

3 comentários:

Scorpshine disse...

Eu não vou faltar a uma única sessão meu caro.
Eu sempre quis falar com alguém entendido nestas questões, teólogo, seminarista, alguém que já dedicou a vida a Deus e ao Serviço a Deus.
Espero bem que te aguentes à concorrência da outra equipa, equipa essa que não é melhor nem pior que a tua, apenas luta por uma verdade que a tua equipa esconde.

Sê bem vindo ao mundo dos imortais

Dark-me disse...

Olá colega!!!! :)

Ora aqui estou eu a fazer-te uma visita.
Tu vê lá se me desenvolves este blog para começarmos o debate :))

Bjo e até amanhã...infidel!! :)

Lumni disse...

Olá, boa noite!
Vou gostar de poder participar com aquilo que sei. O meu conhecimento é parco mas tenciono oferecer uma outra visão daquilo que, no fundo, partilhamos.
Vou igualmente estar atento aos comentários que aqui vejo.Já houve um que me suscitou curiosidade mas que após revisada análise percebi que não passa de mais um......
Força, abraço.